Siga essas 6 dicas simples e práticas para passar em qualquer Concurso Público

Você está começando a estudar para concursos e está perdido no meio de tantas informações? Ou já estuda há algum tempo mas ainda não conseguiu resultados?

Neste artigo, você vai ter acesso a 6 dicas simples, práticas e eficientes, para aprender como passar em concurso de uma vez por todas!

Foi seguindo essas dicas que muitos de nossos leitores conseguiram ser aprovados e nomeados em diversos concursos.

Vamos às dicas!

Como Passar em Concurso Público: 6 Dicas Comprovadas

1 – Não atire para todos os lados!

É fácil identificar um concurseiro de primeira viagem. Você pergunta: para qual concurso você estuda? E a resposta quase sempre é alguma coisa do tipo: “para o concurso do Banco do Brasil, Polícia Civil, TRT, TRE, TJ e qualquer outro que sair”.

Mas saiba que não tem como passar em concurso sem ter foco! Atirar para todos lados é o erro que a maioria dos concurseiros iniciantes comete.

O problema é que as matérias das diversas áreas são completamente diferentes e não dá para ser bom em tudo ao mesmo tempo. E, com a concorrência atual, você precisa dominar todas as disciplinas do concurso que irá prestar. Dessa forma, é importante que você defina uma área e se especialize nela.

Sendo possível, faça todos os concursos que saírem, mas desde que sejam da mesma área. São exemplos de áreas: Tribunais, Polícia, Fiscal, Bancos, Magistratura, Ministério Público etc.

2 – Defina um local de estudos!

Não tem como estudar para concurso em casa se toda hora você se distrai e faz intervalos para ver televisão, ouvir música, abrir o Facebook, passear com o cachorro, fazer um lanche ou tirar uma soneca.

Você precisa ter um local de estudo que favoreça a concentração! Esse local deve ser silencioso e longe de tudo que possa te distrair. Então nada de estudar deitado ou com a televisão ligada. Tenha um local isolado, sem barulho e sem interrupções constantes. Se isso não for possível na sua casa, estude em outros locais em que o ambiente é favorável ao estudo. Ex: Cursinhos e bibliotecas.

3 – Organize-se!

Não tem como passar em concurso sendo uma pessoa desorganizada e sem horários bem definidos. Você vai precisar de uma planilha de estudos para organizar sua rotina diária de atividades e também para definir seu horário de estudo. Todas as suas atividades diárias e os respectivos horários devem ser listados em um planilha.

Depois que fizer isso, separe um horário fixo para estudar todos os dias. O ideal é que você estude pelo menos duas matérias por dia, sendo 1 hora e 40 minutos para cada. Faça intervalos de 20 minutos e retome os estudos. Para saber mais, acesse: Kit de Sobrevivência para Concurseiros

Por fim, é fundamental que você comece a estudar antes de sair o edital. Esperar o edital ser publicado é um erro FATAL que muitos concurseiros cometem! Por isso, utilize o edital do concurso anterior como base e comece os estudos com antecedência.

4 – Invista em um bom material!

Vou ser sincero com você: com a concorrência atual não tem como passar em concurso sem gastar nada. Você pode até começar estudando por materiais gratuitos que encontrou na internet, mas uma hora você vai ter que colocar a mão no bolso e investir nos melhores materiais.

Ao tentar reunir somente materiais gratuitos que encontrou na internet você corre o risco de estudar por conteúdo errado ou desatualizado. E isso pode custar muito caro na hora da prova. Portanto, é fundamental que você invista em materiais voltados para concursos públicos, completos e atualizados. Esses materiais devem trazer toda a teoria do edital de forma didática e esquematizada, além de muitos e muitos exercícios.

5 – Tenha um método de estudo!

Para ser aprovado você precisa aprender como estudar para concurso utilizando um método adequado. Basicamente, antes de colocar a mão na massa, você precisa aprender a estudar da forma correta. Do contrário, você vai perder muito tempo estudando errado e não vai conseguir bons resultados.

6 – Resolva questões de concursos!

Não tem como passar em concurso se você não treinar! E o melhor treinamento em concurso púbico é fazer questões exaustivamente. Resolver questões é a melhor forma de fixar e aprender a matéria de forma definitiva. Com a repetição, você vai aprender com os erros e acertos, descobrir as pegadinhas banca e se familiarizar com a forma de cobrança.

Mas, é claro que você não vai começar o estudo para concurso pelos exercícios. Antes disso, você precisa ter uma base teórica. Depois do estudo da teoria, faça revisões por meio de exercícios, principalmente da mesma banca organizadora do concurso que irá prestar. Para conseguir os exercícios você pode comprar livros de questões comentadas, por exemplo.

No início você vai errar muito, mas não se desespere! Com o tempo, o seu rendimento vai aumentando e você vai ganhando confiança e motivação. E, assim, o seu conhecimento irá aumentar até atingir o nível necessário para a aprovação.

Conclusão: Como Passar em Concursos!

Não existe fórmula mágica para passar em concurso, mas se você seguir as dicas deste artigo e estudar com determinação, disciplina e foco, estará no caminho certo para a aprovação. Para finalizar, mais do que uma dica, deixou um conselho: PERSISTA!

Então: Foco, Memória, Persistência (motivação), Organização do Tempo e muita vontade são a base para o sucesso em qualquer área da vida - mas, PRINCIPALMENTE para se aprovado em concurso público.

Por isso recomendamos o Kit de Sobrevivência para Concurseiros, que oferece tudo isso por um preço acessível.

Com base na minha experiência de anos na área de concurso público, posso afirmar que é absolutamente normal ser reprovado várias vezes antes de conseguir a primeira aprovação.

Ninguém é obrigado a passar de primeira. O importante é persistir e continuar na fila da aprovação. Com o tempo você vai adquirindo conhecimento e experiência.

Até que um dia a aprovação chegará e você verá que valeu a pena não ter desistido!